sexta-feira, 8 de março de 2013

Demokratia

Demo cracia é poder ao povo. Neste final de semana, irão explodir várias manifestações em todos os estados em repúdio à nomeação do Pastor Feliciano e também contra Renan Calheiros. Agora, vocês sabem o que eles - deputados e senadores - farão? Em sua maioria, nada. Por quê? Fisiologismo político - de uma forma mais clara: estão interessados no poder que lhes foi concedido em nome do povo, e não no povo em si, e, para isso, se submetem a alianças e ações escusas e antiéticas, como por exemplo eleger e manter um deputado claramente homofóbico e racista na comissão de Direitos Humanos.

Para combater isso, nasceu a #rede, que traz um debate programático, que acolha as minorias e a maioria também, buscando uma reflexão e consciência melhor e maior de sociedade. E, diga-se de passagem, ética e direitos humanos são questões que não se submetem ao voto - são, na verdade, princípios mínimos exigidos em uma sociedade democrática e, portanto, em seus representantes políticos.

Engraçado que, para muitos, democracia é simplesmente sinônimo de "governo da maioria" "decidido pelo voto" etc, mas o povo é povo, com suas diferenças, com suas identidades próprias e - dentro dessa diversidade - ainda assim é Nação. Precisamos assumir essa postura no Brasil, um País sabidamente multiétnico, multicultural, que abriga diversas religiões, permite o desenvolvimento de diferentes sexualidades. Democracia mesmo será quando conseguirmos acolher todas essas demandas, desde que pautadas na justiça social.

Democracia da maioria é fascismo, e visa justamente destruir aquilo que há de bom em nós, todas essas diversidades, as quais fazem da vida em sociedade uma escola de valores e vivências para cada cidadão. O fascismo aliena e diminui o potencial de humanidade, fazendo do ser humano uma mera máquina não-pensante e acrítica.

Portanto, o que temos aí hoje não é democracia (claro, muito embora não seja um fascismo). Mas devemos compreender o que, de fato, ela é para que trabalhemos forte e constantemente por isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...