sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Awakening para a Política

É clichê ressuscitar o Analfabeto Político de Brecht, mas tem horas que isso se faz necessário.

O pior de tudo não é que o apolítico não percebe que tudo o que o cerca é movido por política. Não só o preço da comida e do transporte, mas sobretudo como as pessoas se relacionam, se são relações saudáveis e que trazem felicidade ou se são relações de poder abusivo, onde um alimenta-se da infelicidade do outro. O pior de tudo é, pois, que não é capaz de perceber que, mesmo não desejando, é, sim, um ser político e que sua inércia só dá poder à hegemonia vigente.

A sociedade nos ensina a ver a pobreza - a feiura, o diferente, o imoral, o inferior etc. - com desgosto e ignorância. Mas a pobreza deveria ser vista com constrangimento: como posso ser responsável por isso e não fazer nada para mudar? Não fazer nada é, aliás, conforme já falei, fazer em favor do aprofundamento do abismo social que existe em nossa sociedade.

Dessa forma, prefiro ser taxado de sonhador, idealista, utópico, iludido, o que for, a ser mero espectador de minha própria história e, sobretudo, da história de meus semelhantes, que precisam de minha ajuda para se descobrirem e se tornarem atores também.

O processo de awakening para a Política (em seu mais amplo sentido) não é por si só motivo de prazer ou alegrias, visto que, como falei, é preciso coragem e estômago para ver realmente a realidade que o cerca. A angústia em ver-se rodeado de tanta miséria e sofrimento, no entanto, é superada pela serenidade em poder dormir tendo a certeza de que algo está sendo feito para superar esse modelo de exploração e que eu faço parte desse processo de superação.

Se há pessoas dispostas a continuar vivendo nesse modelo, em posição de exploradas e manipuladas, espero um dia ser capaz de convencê-las pelo exemplo de que uma outra forma de sociedade é possível, sim. Até lá, resignar-me-ei em ser taxado de adjetivos vazios que não me cabem. É o preço que se paga por não aceitar a realidade vigente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...