quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A Minha Política


Amigos, este é meu último post sobre política no ano. Quem quiser, leia, quem não quiser, continue sua vida. Mas fica aqui meu desabafo, embora o facebook não seja twitter para eu ficar xingando à noite essa puta falta de sacanagem.

Em 2008, dei meu primeiro voto. Lembro bem quem foram meus candidatos: minha querida amiga Angela Albino e meu amigo Jorge João. Representavam a mudança. Perderam.

Em 2010, me ofereci para ser mesário voluntário. Votei em Marina Silva, Amadeu Hercílio Luz, Fabiano Piovezan, Joaninha, Miriam e Angela Albino. Exceto a felicidade de Angela ter ganho, amarguei a derrota novamente.

Em 2012, neste ano, fui novamente mesário. Votei em Angela Albino e prefiro não identificar meu candidato a vereador. E amarguei a derrota novamente.

Acima da dificuldade em lidar com a frustração da derrota - coisa que a vida ainda vai me ensinar bem, jovem que sou -, quero desabafar aqui sobre minha tristeza. Tristeza em estar em uma sociedade a qual não compartilha dos meus sonhos. Tristeza de morar em um país rico (social-, economica- e ambientalmente), em uma cidade maravilhosa, invejados ambos por muitos, e conviver com uma maioria de "conterrâneos" que insiste em nos ver e nos tratar como pobres. Sim, pobres. Nossa política reúne a escória, e não nossos exemplos. Vemos pobreza de moral, pobreza de espírito, pobreza da mais pior classe. E é pobreza de eleitorado, também.
Essa maioria nos trata como pobres! E além de triste, fico revoltado.

NÃO CONSIGO RIR, embora às vezes dê vontade de rir da própria desgraça para não chorar. E, SIM, EU ME IMPORTO REALMENTE COM A POLÍTICA. Vi na pele, pela pessoa que amo muito e que me serviu de exemplo de vida, a desvalorização do professor brasileiro (E tem candidato que acha que tablet pra estudante vai resolver alguma coisa... Por favor!). Vejo em meu dia-a-dia como estudante de Medicina, nas unidades básicas e no hospital, como ainda há miséria nesse país, que passa fome - de comida, de cultura, de conhecimento -, fome de toda classe. (E tem candidato que acha que ressonância magnética móvel vai resolver alguma coisa... Por favor!)

E estou decepcionado comigo mesmo, por, a cada dois anos, continuar dando meu voto de confiança nessa política QUE NÃO TEM FUTURO, por essa maioria QUE NÃO COMPARTILHA DOS MEUS SONHOS, por um povo brasileiro, florianopolitano que SE PREENCHE DE POBREZA E MISÉRIA, de todas as classes, como já falei. Veja bem, fui mesário VOLUNTÁRIO, eu me esforcei MESMO para acreditar nesse sistema.

Mas o fato é este: esse sistema foi feito para destruir sonhos. Desacreditar aqueles que amam e vivem pelo bem comum. Desestimular os cidadãos. Dar continuidade à podridão e sujeira que permeia a política brasileira. Esse sistema não foi feito para os sonhadores, pois foi arquitetado justo pelos manipuladores e exploradores de nossa sociedade.

Foram quatro anos de tentativa intensa (e aqui ignoro que desde 2004, ainda com 13 anos, eu já estava envolvido em política) em não desistir, insistir que há espaço, insistir que há possibilidade de mudança. Foram quatro anos tentando sonhar e amargando o pesadelo de viver em uma realidade da qual eu não participei da escolha. Sei que não fui torturado, que não sou miserável, que tenho uma qualidade de vida que poucos têm. Sei de tudo isso e sei o quão fraco posso parecer agora.
De fato, eu realmente queria ser mais forte. Mas, para mim, chega.

Que a Justiça Eleitoral não conte comigo mais em nenhum ano para ser mesário. Que nenhum candidato venha mais pedir meu voto. E que ninguém tenha a coragem de rir na minha cara sobre a política brasileira. Não, chega.

Vou fazer a política que funciona: o trabalho, no dia-a-dia, pelo bem comum. Contem comigo como um bom médico que serei - e, sim, eu serei médico e bom, diferente do que muitos acreditam e ficam difamando por aí. Contem comigo como um bom amigo, um bom filho, um bom pai, um bom marido que serei. É nessa política que irei investir.

Já que não posso mudar o mundo dos outros - o da maioria -, trabalharei pelo meu mundo, aquele onde meu trabalho estiver ao alcance. Essa será a minha política.

E minha última lágrima: parabéns a quem criou esse sistema. E meu singelo sorriso: vou destrui-lo, nem que seja somente em minha casa.

Obrigado para quem leu este texto. Espero que sirva para algo, além do meu próprio desabafo, fraqueza e tristeza. Fica meu desejo de bons, grandes e eternos sonhos a todos. Não há coisa pior que ver impossibilidade naquilo que se sonha...

Grande abraço!

P.S: Dados INDIGNANTES SOBRE ESTA ELEIÇÃO EM FLORIANÓPOLIS:

1) 10% (25.000) de votos nulos ou brancos;
2) 18% (58.000) de abstenção;
3) A esquerda (Elson e Angela), a mudança, ter 40% dos votos, mas nenhum dos dois ter ido ao segundo turno;
4) Os PIORES projetos para saúde (vou ser bem razoável aqui a me restringir à minha área) terem sido os únicos a ir ao segundo turno. Desvalorização dos profissionais de saúde, trans-ressonância, e outras baboseiras mais.

VERGONHA, MEUS CONTERRÂNEOS. VERGONHA!

(Postado no facebook no dia de hoje.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...