quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Homenagem à Mãe



"Ao lado de um grande homem há sempre uma grande mulher."

Mãe, se um dia eu me tornar um grande homem - e aqui não falo de dinheiro, bens materiais, coisas assim, mas de valores, conquistas, de ser útil à sociedade -, como eu desejo, queria que tu soubesses que será porque a tive ao meu lado, em todos os anos de minha formação como ser humano.
Hoje é teu aniversário e, embora eu possa não ser o melhor dos filhos - todos têm seus defeitos, e eu sou frio e distante mesmo, principalmente com quem eu amo de verdade -, faço questão de te deixar uma homenagem sincera, com tudo o que às vezes eu gostaria de falar, mas que o meu jeito de ser nem sempre permite... às vezes as brigas, discussões e desentendimentos se tornam mais frequentes e não dão espaço para esse tipo de conversa carinhosa, amorosa. Mas acho que é normal mesmo assim. Enfim, aqui está a homenagem que tu merece: faço questão de tornar público o carinho e admiração que tenho por ti, mesmo perante nossas diferenças.
Admiro a forma como tu te preocupas com as pessoas, que eu sempre vi, quando criança, em como tu chegavas em casa depois do trabalho na escola: exausta, preocupada no que fazer para o dia seguinte, às vezes triste, por não poder fazer muito por pessoas que precisam de ajuda... Eu carrego comigo esse teu ensinamento e é por isso que eu sempre te digo que não quero fazer uma faculdade de Medicina por fazer, não quero ser um médico qualquer - desses aí que só vivem de dar receita para os pacientes, sem se importar com a cura, hoje tão necessária, embora ausente, da alma -, quero, pois, ser um bom médico - não desejo ser daqueles conhecidos -, só ser um bom médico, que consiga levar paz e conforto aos pacientes, muitas vezes simplesmente por ouvi-los e, sentindo o que passam, buscar aliviar o que os acomete. E saiba: quando chegar a hora, quero ter orgulho quando eu chegar em casa triste por não ter conseguido ajudar totalmente o paciente. Orgulho de me importar em não ter feito o meu melhor e não ter dado aquilo que a pessoa que me consultou necessitava.
Admiro o valor que hoje tu dás à moralidade e a uma vida útil e não-superficial. Vi isso quando houve a separação com o pai, quando tu largasse o uso do cigarro, quando abdicasse do álcool como algo rotineiro e necessário - tá, tu não eras alcoólatra, óbvio, mas enfim... pega o contexto! -, vejo agora na tua perseverança em lapidar tuas virtudes e defeitos no estudo de uma religião que tem, sim, seu valor, o espiritismo. Eu vejo como tu ainda chegas do trabalho - não mais em escola -, às vezes irritada consigo mesma por não ser capaz de fazer tudo o que deseja. Sabe, eu carrego comigo esse teu ensinamento e desejo profundamente ser um homem de valor, livre de vícios e cultuante de virtudes. Saiba: eu jamais vou trair o sentimento da pessoa com quem eu me relacionar.
Admiro fortemente o amor e a dedicação que dás a mim e aos meus irmãos. Vejo isso todos os dias, quando, mesmo passando por uma situação delicada de saúde e tudo o mais, perseverante fazes as compras da casa, cuidas da limpeza e ordem do nosso espaço, tomas conta dos cachorros, fazes a comida, e sempre sai de casa dizendo um tchau, acompanhado de um "Fica com D-us". É impossível não ver isso, quando ainda trabalhas praticamente só porque tem um filho que ainda estuda e precisa do teu apoio - eu -, e outros que ainda estão entrando em voo rumo à independência. Eu carrego, honestamente, esse teu ensinamento e espero no futuro ser um bom pai para os meus filhos, tanto quanto tu estás sendo uma boa mãe para mim e meus irmãos. Saiba: minha vida também será focada em dar aos meus filhos tudo o que necessitam, principalmente amor e dedicação.
Eu te admiro, mãe, mesmo. E tê-la ao meu lado por mais um ano é algo muito importante para mim. E sei que para muitas pessoas também. Espero ser na tua vida motivo de alegrias e orgulho, como todo filho deve ser, e desejo para ti tudo o de melhor: paz, conquistas, amor, sucesso, alegria. Tudo o que tu mereces, mãe.
Só escrevi essa homenagem aqui, em primeiro lugar, porque eu sei o poder que a palavra tem em motivar as pessoas e, em segundo lugar, porque pessoas como tu devem ser reconhecidas. Talvez poucos leiam isso aqui, mas eu espero ter deixado a impressão, para quem leu, de que eu tenho uma mãe maravilhosa, guerreira, mulher de verdade e que merece mesmo ser feliz! Todas as energias transformadoras e criadoras para ti neste dia, mãe. Tu mereces. Seja feliz! Conte sempre comigo.
E a lembrancinha pelo teu aniversário eu já dei, aquele elefantinho que comprei lá em Curitiba para ti, mas o teu maior presente ainda está por vir em alguns anos, e eu sei que tu vais ficar feliz em tê-lo: eu vou ser, sim, um grande homem. Vou ser um bom pai, um bom médico, um bom companheiro, um bom amigo, eu vou ser tudo o que você me ensinou pelo exemplo e pela conversa sobre o que eu tenho de ser. É assim que devolverei tudo aquilo que me desse em nesses meus 21 anos de vida: serei um grande homem, devido a uma grande mulher, tu, minha mãe.
Feliz aniversário! Que D-us a abençõe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...