quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Socialismo Utópico - Liberdade, Igualdade e Fraternidade

O que mais se vê em nossa atual Terra é uma humanidade perdida em consumir mais e mais coisas as quais não necessitam e, com isso, prejudicar não só o meio em que vive, mas aqueles que pagam pelo conforto do outro, enquanto esse outro explora o trabalho do anterior. O mundo do capital, da competição e da desigualdade não poderia ser diferente – poderia? Afinal, quem disse que possíveis são, juntas, a liberdade, a igualdade e a fraternidade?

Os iluministas, de uma maneira geral, defenderam um aspecto limitado dessa tríade, em que a liberdade era de pensamento e econômica, a igualdade era jurídica e a fraternidade era somente entre os seus. O fato é que o principal objetivo da filosofia é buscar a verdade e, para mim, a verdade é a Justiça. Não falo aqui de leis e, muito menos, dessa instituição hoje chamada de Judiciário – falo, pois, de que as pessoas tenham direito àquilo que mereçam, desde que cumpram seus deveres.  Portanto, buscavam os iluministas a sua Verdade e creio que se pautavam na busca pela justiça também. Todavia seus conhecimentos sociais, econômicos e, inclusive, teológicos dificultaram a abrangência da famosa “bandeira” iluminista “Fraternité, liberté, igualité”.
Ora, de que adianta a liberdade de pensamento se não temos a liberdade de ação, de que adianta a igualdade jurídica se a justiça dos homens constantemente é suscetível a erros (e propensa somente à teoria) e de que adianta a fraternidade se não é compartilhada entre todos os seus irmãos, ou seja, só entre aqueles de mesmo sangue, cor, etc.
Desde o berço, o ser humano deve dispor de iguais oportunidades à saúde e educação e de uma sociedade que o instigue a melhorar-se. Weber constantemente citava que o esforço era capaz de superar a falta de oportunidade para uns. Entretanto, o que se vê atualmente são pobres continuando pobres, a classe média cada vez mais estagnada e os ricos mais ricos. Àqueles os quais pensam que o estamento foi abolido, resta a cura de sua ignorância com a observação do seu meio. Uma criança pobre, desprovida da institucional educação, dotada de uma deficiente saúde (em função de acesso à lazer, remédios e tratamentos e profilaxias médicas), com pai desempregado e a mãe prostituindo-se para dar pão àqueles que ama, com certeza encontrará maior dificuldade em ascender social e economicamente do que outra criança filha de pais atenciosos os quais podem lhe garantir acesso à educação e saúde de qualidade. Não digo que seja impossível a ascensão do anterior, haja vista que a vida é cheia de oportunidades inesperadas, mas isso se torna improvável principalmente porque a criança é educada desde cedo pela sociedade para que continue sendo sempre a mesma.
“De cada um de acordo com sua capacidade, a cada um de acordo com sua necessidade”
Concordo que, com a atual idéia de que devemos produzir para ganhar, esse ideal não teria nenhuma validade prática, entretanto esse raciocínio do “estímulo” para produção pode ser modificado. Quando o ser humano compreender que vive num mundo para aperfeiçoar a si próprio e a contribuir para que seus semelhantes façam o mesmo, muito também ao seu redor irá mudar. Falta uma idéia de irmandade entre humanos para que a igualdade seja efetivamente implantada e deve imperar a liberdade de ação(limitada na interferência no próximo) para que os ganhos sejam por méritos. Quando esse pensamento prevalecer, o humano desempenhará sua função no prazer que tem por ela e consciente de um crescimento do coletivo e, conseqüentemente dele também.
O caminho para se alcançar esse quase utópico mundo, entretanto, é o que gera grandes discussões entre aqueles que se esforçam em encontrar a justiça e a igualdade entre nós, humanos. Prosseguir apesar dos ventos contrários é necessário e o exemplo é melhor forma de educar, mostrar aos outros a verdade. Unamo-nos, pois, para provar que isso é possível e compartilhemos informações para encontrar o meio ideal para chegarmos a esse fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...